Plantas no quarto?


Sempre nos perguntam se é bom ou ruim ter plantas no quarto. 

A pergunta é interessante mas queremos salientar que ela é invertida. A pergunta certa seria: meu quarto pode ser um ambiente interessante para uma planta? 

A resposta depende de alguns critérios: se o seu quarto é arejado, tem luz, bate sol. Se você respondeu pelo menos um sim, você tem um quarto interessante para o cultivo e convivência com essa zoé. Abra a janela, deixa o ar novo entrar porque sua planta vai ajudar a filtrá-lo.

Desde que respeitadas as condições da planta temos várias opções incríveis, tanto para essa função de filtro e limpeza de substâncias tóxicas, quanto plantas que, por seu aroma, podem acalmar e ajudar no sono.

Vamos a alguns exemplos:

Plantas que umidificam o ar e ajudam na purificação: bambu palmeira, lírio da paz  jibóia (heras), espada de são jorge. Essas plantas filtram substâncias toxicas do ar como os benzenos e formaldeídos. Cada uma delas gosta de mais ou menos água, e mais ou menos de luz ou sol, procure se informar.

Os jasmins, alecrins e lavandas assim como a aloe-vera soltam um aroma que acalma e ajuda na respiração.

Há ainda as flores! Gardênias e Gerberas são excelentes também para purificação, mas quando cultivadas nos vasos, flor cortada não vale.

Outro mito é que não devemos ter cactos no quarto. Ao contrário do que se pensa, eles não roubam oxigênio. Os cactos abrem seus estomas (poros) durante a noite e trocam gases com o ambiente. Assim, a planta não perde água.

Quer outro motivo para ter um cacto no quarto? Não dá trabalho nenhum, é ótimo para quem não tem tempo ou não leva jeito (acontece). Você pode aguar de 15/15 dias e não precisa podar!!   :D

Mas, a planta campeã nas recomendações quanto ao quesito purificação é o clorofito. Estudos da NASA mostraram que essa planta é capaz de remover cerca de 90% da toxina formaldeído, um químico potencialmente cancerígeno que fica espalhado pelo ar. Uma vez que o formaldeído é comumente encontrado em produtos domésticos, ter essa planta espalhada em alguns pontos da casa é uma excelente ideia para cuidar da sua saúde.

A planta também é capaz de eliminar certos odores do ar, cheiro de cigarro e mantém os níveis de oxigênio em bons níveis.

Pronto! Agora você não tem mais motivos de não ter sua planta, se não for possível na casa toda, pelo menos no seu quarto.